30 de dezembro de 2013

Vinhos de Portugal

A importância e o enquadramento da promoção da marca Wines of Portugal

De louvar o apelo da ViniPortugal a uma maior participação das empresas do sector na promoção dos vinhos portugueses.

Mas se somos o único país do mundo com mais de 250 castas indígenas precisamos de capitalizar muito mais esta vantagem competitiva. Se não temos a escala mundial, precisamos de ser mais inteligentes no marketing.

Em particular, a promoção dos vinhos portugueses poderá ser extraordinariamente bem sucedida se for promovida uma maior interligação das instituições responsáveis pelo desenvolvimento do sector com os agentes turísticos locais e internacionais.

Por exemplo na Argentina e no Chile, o vinho é apresentado na promoção turística não apenas como produto, mas como uma experiência a não perder. Essas experiências existem em Portugal mas precisam de mais visibilidade junto dos operadores turísticos.

E a promoção do vinho português devia começar na chegada às nossas fronteiras digitais, terrestres, marítimas e aéreas. Os turistas podem ser o maior embaixador dos vinhos portugueses além fronteiras, muito mais eficazes que qualquer campanha publicitária.

Também seria benéfica uma maior interligação com as indústrias a montante e a jusante. A melhor prova de vinhos que fiz até hoje foi ministrada por um fabricante de copos de vidro. E são muitos os lares anglo-saxónicos que visitei onde se consumia vinho regularmente mas não havia um saca-rolhas para abrir uma garrafa de vinho português.

Menos "Wines of Portugal", mais "The Portuguese Wines Experience".

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